Formato de Monografia
A estrutura de uma monografia é a mesma para grande parte dos trabalhos. Ou seja, mesmo sendo uma dissertação de mestrado ou uma tese de doutorado, ainda necessitará existir introdução, corpo principal e conclusão. Portanto, tudo aquilo que o aluno aprendeu no colegial acerca da estrutura de escrita de Monografias, continua o mesmo quando se adentra para a graduação.
Para saber mais sobre a estrutura de uma monografia, consulte o Guia de Carreira.
Estrutura de Uma Monografia
Introdução da Monografia
Uma introdução de monografia trata-se de um texto acadêmico que os leitores olham primeiro. Necessariamente, o autor possui cerca de oito segundos para escolher o interesse do leitor. Neste contexto, uma frase introdutória e a contextualização cumprem uma função de suma importância para chamar atenção dos leitores.
Na introdução, o autor igualmente precisa expor a sua temática, oferecer determinados precedentes e explanar, de maneira resumida, a razão pela qual alguém precisaria estudar seu trabalho em primeiro lugar.
Posteriormente, o autor precisa escrever a declaração da sua monografia – a frase central de toda a monografia que avulta sua opinião acerca de um tema e faz uma afirmação. Realize sua declaração de tese curta, individual e direta.
Depois de fazer isto, uma breve passagem para o corpo principal necessita ser escrita.
Corpo da Monografia
Esse trata-se do núcleo da monografia – o corpo principal. É uma parte grande e volumosa que incide nas principais informações e descobertas que o autor escolheu por compartilhar com os leitores.
A maior finalidade do corpo principal é persuadir os leitores de que a sua visão acerca de um verificado tema está correta. Além do mais, o corpo principal oferece todos os dados, fatos, números e menções proeminentes em apoio à sua afirmação realizada com o auxílio de uma declaração de tese em sua introdução.
Para tanto, jamais se deve citar informações infidas no corpo principal e em toda a monografia. Portanto, deve-se realizar uma boa pesquisa e jamais tentar enganar. Sobretudo porque grande parte dos docentes perceberá isto e você possivelmente terá problemas.
Além de dados concretos e fatos reais, você igualmente pode aspirar se utilizar de emoções. Como todos sabem, para boa parte das pessoas, o centro de tomada de decisão se encontra situado nos seus corações e não nas mentes. Assim sendo, você pode almejar brincar um pouco com as emoções de seus leitores para conceber o máximo impacto persuasório.
Conclusão da Monografia
Por que é preciso escrever a conclusão? Sua finalidade principal trata-se de delinear um resultado final para sua pesquisa e fornecer determinados elementos finais para ponderação.
Na conclusão de uma monografia, você pode almejar exibir determinadas informações acerca de uma temática não aludidas no corpo principal.
A VR Monografias Ajuda na Estrutura de Uma Monografia
Portanto, fornecer aos leitores uma síntese da monografia, trata-se da finalidade maior de uma conclusão. Decerto, os objetivos secundários são compartilhar dados suplementares acerca do tema, oferecer materiais para autoestudo ou até mesmo deixar uma questão em aberto para os leitores pensarem mais pra frente.
Quer saber mais? Consulte a VR Monografias e faça seu orçamento. Pois, podemos te ajudar com sua monografia!