Monografia
Uma monografia geralmente se refere a uma publicação impressa que consiste em um único volume. Isso pode ser algo como um romance ou um dicionário.
Isso contrasta com publicações seriadas, que são emitidas continuamente ao longo de um determinado período de tempo. Isso pode ser um periódico acadêmico publicado mensalmente, um jornal publicado diariamente ou anais de conferências publicados anualmente.
Não é incomum na literatura acadêmica que uma determinada publicação se enquadre em ambas as categorias. Por exemplo, você pode ver um livro intitulado “fratura e fadiga de materiais e estruturas”. À primeira vista, isso parece uma monografia regular. No entanto, se você olhar mais de perto o título/capa, notará que também faz parte de uma série.
Uma publicação desse tipo é geralmente considerada uma monografia serializada ou parte de uma série de livros. Não é incomum que cada uma delas tenha seu próprio ISBN exclusivo, bem como o ISSN da série.
Monografias serializadas são populares para publicação em tópicos que compartilham o mesmo assunto geral, mas, são lançadas em um prazo irregular. Por exemplo, a publicação de anais de conferências costuma atrasar, então, é mais adequado publicá-los na íntegra como parte de uma série de livros em vez de publicar alguns artigos de cada vez em um periódico em um cronograma forçado.
Muitos itens podem ser encadernados como um livro, mas, uma monografia é um item único e independente sobre um único tópico, com um propósito e geralmente (mas nem sempre) escrito por um único autor. Ela contém capítulos, não ensaios, e o propósito do livro é apresentar um único conjunto de ideias e as justificativas para essas ideias. Não faz parte de uma série em andamento, porém, pode conter vários volumes.